Início > Informações técnicas, Notícias, Pagamento e financiamento, Respostas > O que é taxa de evolução de obra e encargos da fase de obra?

O que é taxa de evolução de obra e encargos da fase de obra?

tax2Existente, especialmente nos contatos do Minha Casa Minha Vida, tais encargos são alvo de frequentes dúvidas por parte dos adquirentes, em razão de sua confusão interpretativa, assim temos:

Taxa de Evolução de Obra: refere-se ao valor que é repassado pelo agente financeiro à construtora de acordo com o andamento da construção. O montante é composto pelo total dos recursos próprios e do financiamento obtido pela construtora. Foi um mecanismo encontrado para controlar e garantir que a construtora não recebe todo capital sem demonstrar a evolução da obra.

Podemos dizer que funciona como uma forma de remunerar efetivamente pelo avanço das obras, evitando assim que, em casos de problemas, o comprador sofra perda integral do capital.

É importante destacar que, o descumprimento do contrato que prevê tal modalidade de repasse ou qualquer tentativa de cobrar o valor direito do adquirente é ilegal.

Encargos da fase de obra: como o próprio nome diz, refere-se aos encargos cobrados durante a fase de obras, como juros, atualização monetária, comissão pecuniária (FGHAB) taxa de administração, se devida.

Entretanto, tais encargos não são utilizados para amortizar o saldo devedor e sua incidência ocorrerá até a conclusão da obra, ocasião em que tais encargos não serão mais adimplidos e passará a existir a amortização do saldo devedor.

Outrossim, em razão dos atrasos constantes envolvendo a entrega de imóvel, em algumas situações, após a comprovação do atraso, por intermédio de ação judicial, é possível questionar a manutenção desta cobrança, porém é uma discussão que deve ser realizada somente após a consulta com o profissional capacitado.

Dessa forma, temos que as taxa de “evolução de obra” e a taxa de “encargos da fase” de obra são diferentes e, respeitando entendimento diversos, compartilho da corrente que entende ser devido ambos os pagamentos, exceto situações que deverão ser analisadas pelo poder judiciário.

Participe, envie suas dúvidas e/ou sugestões.

alexandre berthe

About these ads

Comente e Compartilhe

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 928 outros seguidores

%d bloggers like this: