Início > Defeitos > O vício oculto no imóvel na relação de consumo.

O vício oculto no imóvel na relação de consumo.

Em algumas situações o vício (defeito) pode surgir após a posse do imóvel, esses são os denominados vícios ocultos e, em sua grande maioria, estão relacionados com as partes estruturais, elétrica e hidráulica ou em outros locais com características diversas.

Para esses vícios, nos moldes do §3º do artigo 26 do CDC, a contagem do prazo para reclamar é a data da ocorrência do problema.

Assim, sempre que for constatada alguma anormalidade é importante que o adquirente comunique, formalmente, o responsável pela venda do bem e requeira a solução ou esclarecimento do que está ocorrendo.

No entanto, caso o problema encontrado exija reparo imediato, é importante que o adquirente registre tudo, fotografando e requisitando o laudo técnico do problema encontrado, constando que o procedimento utilizado foi necessário para solucionar o defeito, além de guardar todos os comprovantes de gastos para a sua regularização.

Realizado o reparo, o vendedor deverá ser comunicado formalmente de tudo que ocorreu, com cópia de todos os gastos e laudo, e o adquirente deve aguardar a resposta por até 30 dias.

Na eventualidade da inércia da parte contrária, o adquirente, para resguardar seu direito, em querendo, é aconselhável que busque auxilio profissional capacitado no afã de ter o problema decorrente do vicio oculto sanado e/ou reembolsado dos gastos realizados.

É certo que o adquirente que agir com cautela e utilizar dos meios formais para registrar suas reclamações terão maior chance de sucesso no pleito e, em sendo o caso, no litígio judicial.

About these ads

Comente e Compartilhe

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 928 outros seguidores

%d bloggers like this: